Você realmente acredita que precisa de uma arsenal de brocas diamantadas para ter orgulho dos seus preparos?
Não, você não precisa…leia novamente se você não entendeu.
Acredite, em 99% dos casos você precisa apenas de uma ponta (no máximo duas) com o design, com a forma e com a função ideal.
Se você é adepto de reduções conservadoras que preservem ao máximo a estrutura dental dos seus pacientes, eu vou te provar que apenas um tipo de ponta diamantada pode fazer um absoluto milagre para você.
Analise a imagem abaixo: pontas em forma de chama.
Pontas com esta forma em chama funcionam bem com alta rotação ou contra-ângulos multiplicadores 1:5 conectados à um motor elétrico.
A grande vantagem é poder acessar áreas proximais sem tocar em demasia nos dentes adjacentes, realizando o contorno correto durante as reduções das cristas proximais (penetração interdental).
Veja a sequência dos preparos de uma paciente com demanda de tratamento em apenas dois incisivos centrais para facetas de porcelana (caso clínico complexo).
No atendimento desta paciente 80% dos preparos dentários foram executados com pontas em forma de chama.
A sequência para acabamento destes preparos são pontas com o mesmo calibre, mesma forma mas com a presença de muitas lâminas cortantes (pontas multilaminadas).
Na imagem abaixo você observa um broqueiro simples para reduções em dentes anteriores com apenas oito pontas porque ser simples otimiza, agiliza e facilita as nossas consultas de preparos.
Se você leu atentamente você chegará a conclusão que não são necessárias oito peças mas apenas uma com o design correto.
PRESTE ATENÇÃO e ANOTE o que eu vou solicitar para você agora!
A. Releia este artigo.
B. Salve o endereço deste Site em sua lista de preferidos.
C. Cadastre-se na comunidade da Fabio Hirata Education e receba sempre um conteúdo relevante para a sua prática clínica, brutalmente honesto e gratuito.
Chega de desculpas...
Um grande abraço e nos vemos sempre por aqui.
Fábio Hirata