O que você (não) vê neste dente?
O meu objetivo neste artigo é que você desenvolva a sua habilidade de enxergar a Odontologia que há muitos anos você reluta em não ver.
A Odontologia que muda o seu jogo no consultório e você tem evitado aprender.
A Odontologia que é simples mas você diz ser complicada só para não “complicar” a sua vida.
Eu literalmente quero te dar um tapa na cara samurai, um soco na boca do estômago ou um grito potente no pé do ouvido dizendo: “Acorda”!
Tanto faz se isso soa rude, grosseiro ou não didático (eu realmente não me importo).
Se você sentir um incômodo que te leve a refletir, tomar uma decisão e agir, certamente a minha madrugada terá valido cada gole de café.
Agora eu te pergunto: “O que você vê na imagem abaixo”?
Resposta típica:
"Apenas mais um preparo unitário para faceta de porcelana do incisivo central superior direito, creio que você desgastou demais a estrutura dental e também esqueceu o fio de afastamento no sulco gengival, pois eu o vejo claramente na foto. Você vai reduzir a borda incisal?"
Bom, vamos em frente!
Agora eu irei detalhar como eu procedi com esta paciente, qual a minha visão e abordagem durante toda a consulta.
1. Protocolo Periodontal Ninja: um condicionamento prévio para alcançar esta condição gengival estável em uma consulta de preparos dentários.
2. Duas horas de consulta para anestesiar, preparar, escanear, moldar, tomar a cor, fotografar e instalar provisório em apenas um incisivo central.
3. Substrato Escurecido: maior demanda de redução para controle de cor, no entanto, maior potencial de exposição dentinária.
4. Selamento Imediato de Dentina: procedimento que protege com uma camada consistente de adesivo e resina a dentina exposta durante as reduções. O seu paciente não irá relatar dor e isso quer dizer que o seu telefone não tocará em um domingo as 16:00hs da tarde.
5. Términos subgengivais com manutenção da estabilidade gengival: utilizar algum tipo de magnificação como lupas ou microscópios permite que você VEJA onde está o término, a ponta diamantada e a margem gengival.
6. Manter a integridade do periodonto permite uma moldagem fantástica (um fator diferencial é a utilização de contra-ângulos multiplicadores 1:5 e motores elétricos com maior torque, produção e precisão).
7. Comunicação com o seu Laboratório: duas fotografias iguais com contraste e luminosidade diferentes podem ajudar muito. Fotografias sem luz do flash excessiva contra uma escala de cor são essenciais.
8. Lembre-se! Quem define a cor e características da futura restauração adesiva de porcelana é o dentista: NUNCA peça para o TPD ou Ceramista observar a sua foto e escolher a cor certa, esta é a sua tarefa porque você conhece a boca do seu paciente.
Muito bem, acredito que você tenha mais dúvidas que respostas sólidas neste exato momento.
Não se preocupe porque o propósito é exatamente este mesmo: deixar você desconfortável como um sapato de couro lindo mas novo (ligeiramente apertado).
PRESTE ATENÇÃO e ANOTE o que eu vou solicitar para você agora!
A. Releia este artigo.
B. Salve o endereço deste Site em sua lista de preferidos.
C. Cadastre-se na comunidade da Fabio Hirata Education e receba sempre um conteúdo relevante para a sua prática clínica, brutalmente honesto e gratuito.
Chega de desculpas...
Um grande abraço e nos vemos sempre por aqui.
Fábio Hirata
Cadastre-se Agora! Um projeto de ensino inovador, gratuito e feito para dentistas.
Participe agora desta comunidade incrível e transforme definitivamente a sua Odontologia.
Nós valorizamos 100% a sua privacidade.